Diário
das atividades
1º
encontro (17\08)
Professor
Frederico
A Educomunicação se dá através da
participação ativa do educando na tomada de decisões de todo o processo. A
tecnologia faz parte das mediações para se comunicar. Seu objetivo principal é
ampliar\facilitar a comunicação.
O vídeo apresentado pelo professor
Frederico nos fez refletir a cerca de nossos conceitos a cerca da comunicação,
fazendo-nos identificar nossos equívocos mais comuns e sugerindo pequenas
mudanças em nossa maneira de nos comunicar.
A discussão a respeito do conceito da
Educação Integral e da comunicação nos espaços escolares também foi um divisor
de águas. Refletimos sobre nossos conceitos a cerca da comunicação e sobre a
democratização da comunicação.
Para atingirmos uma educação de
qualidade é necessário proporcionar ao educando sua participação em todo o
processo de aprendizagem, inclusive nas tomadas de decisões: “O educando deve
ter voz e vez ao se comunicar.”
Na comunicação, o diálogo é o personagem
principal, sem o diálogo não há comunicação. A tecnologia é apenas um recurso que
tem por objetivo estimular a comunicação. As tecnologias devem ser utilizadas
como forma de comunicação e não apenas como reprodutor de conceitos.
Podemos citar 7 componentes da
Educomunicação:
Þ Ecossistema educativo:
ambiente onde há comunicação. Fazem parte desse ecossistema o alunos, a
professora, a direção e a família, ou seja, todos devem fazer parte do
ecossistema. Objetivo: promover a interação.
Þ
Comunicação
dialógica: o diálogo é ator principal da Educomunicação. Todas as
partes devem estar envolvidas.
Þ
Planejamento
participativo: todos devem participar nas tomadas de
decisões.
Þ
Avaliação
coletiva: assim como no planejamento, todos também devem
participar da avaliação.
Þ
Protagonismo: a
atuação de todos os participantes deve ser ativa. Os jovens estão inseridos em
uma sociedade com grandes recursos tecnológicos e eles devem aprender a lidar
com esses recursos.
Þ
Uso
criativo da tecnologia: inovar ao utilizar os recursos
tecnológicos.
Þ Gestão democrática da comunicação:
todos devem participar das escolhas.
Educomunicação:
“Sonhar com um mundo diferente”
2º
encontro (31\08)
Professor:
Rogério
O tema desse encontro foram as
tecnologias que podemos utilizar para facilitar a comunicação.
A desmistificação do uso de alguns
programas foi o ponto crucial de nosso encontro. Temos muito receio de usar
softwares livres por acharmos que eles são mais difíceis e por isso nossa aula
foi muito interessante, pois fomos incentivados a experimentar esses softwares.
A sugestão de softwares que podem
auxiliar no processo de comunicação também gerou muitas expectativas em todos
nós. Após as sugestões, ficamos instigados a experimentar esses programas. A
exploração dos recursos que temos em mãos podem nos fazer irmos muito além ao
nos comunicar.
Também foram dadas sugestões de como
editar fotos, filmes e de programas para a formatação de jornais, revistas e
folders. A edição de vídeos foi o que mais despertou o nosso interesse, já que
esse é o tipo de edição que temos dificuldade em trabalhar com filmagens.
As Charges foram usadas com o objetivo
de despertar nossa atenção para determinadas e como sugestão de comunicação
através de imagens. Outra sugestão foi aproveitar as fotografias para debater
assuntos atuais.
“A comunicação vai além do digital”,
essa frase fomentou nossa reflexão a cerca do nosso conceito de comunicação.
Palavras
mágicas: multimídia, interatividade, hiperlink, autonomia\protagonismo, alcance
3º
encontro (14\09)
Professor:
Michel
Um dos pontos debatidos em nosso foi os
modelos de comunicação (o pensamento em rede). Para Baran (1964) existem três
modelos de comunicação: centralizado, descentralizado e distribuído. Nós
apresentamos nossas opiniões sobre como achávamos que era cada modelo e depois
o professor nos esclareceu sobre cada um deles. Concluímos que a escola se
baseia no modelo centralizado.
Discutimos sobre o papel das redes sociais
e sua influencia em nosso cotidiano. Também discutimos sobre as situações
problemas: currículo/cotidiano escolar/temas transversais. Ouvimos a música da
Mc Carol (Não foi Cabral) e debatemos sobre forma como repassamos alguns
conteúdos.
Nossa aula prosseguiu com os passos para
atingir a finalização das produções. Com a elaboração de um esquema com as
palavras chave: visão global, visão local, produção colaborativa,
retroalimentação, produção colaborativa.
Durante o encontro o professor sugeriu várias
bibliografias para a ampliação de nosso conhecimento sobre comunicação.
4º
encontro (28/09)
Momento
de colocar a mão na massa.
As atividades realizadas nesse encontro
foram muito aguardadas. Todos esperávamos ansiosos para colocarmos em prática o
que aprendemos no decorrer do curso.
temos realizar atividades como colocar
a “ Foto dentro da foto” exploramos os
recursos tecnológicos que tínhamos em mão ( câmeras digitais e celulares). Me
chamou atenção a colaboração entre os colegas de turma. Um foi dando dicas aos
outros e assim facilitando o nosso trabalho.
Infelizmente não pude participar do
segundo momento, devido a um compromisso com a escola em que trabalho, mas pude
perceber através do relato de minhas colegas que foi uma grande oportunidade de
aprender e experimentar novas experiências com a tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário