quarta-feira, 4 de novembro de 2015

 Diário das atividades

1º encontro (17\08)

Professor Frederico

        A Educomunicação se dá através da participação ativa do educando na tomada de decisões de todo o processo. A tecnologia faz parte das mediações para se comunicar. Seu objetivo principal é ampliar\facilitar a comunicação.
        O vídeo apresentado pelo professor Frederico nos fez refletir a cerca de nossos conceitos a cerca da comunicação, fazendo-nos identificar nossos equívocos mais comuns e sugerindo pequenas mudanças em nossa maneira de nos comunicar.
        A discussão a respeito do conceito da Educação Integral e da comunicação nos espaços escolares também foi um divisor de águas. Refletimos sobre nossos conceitos a cerca da comunicação e sobre a democratização da comunicação.
        Para atingirmos uma educação de qualidade é necessário proporcionar ao educando sua participação em todo o processo de aprendizagem, inclusive nas tomadas de decisões: “O educando deve ter voz e vez ao se comunicar.”
        Na comunicação, o diálogo é o personagem principal, sem o diálogo não há comunicação. A tecnologia é apenas um recurso que tem por objetivo estimular a comunicação. As tecnologias devem ser utilizadas como forma de comunicação e não apenas como reprodutor de conceitos.
        Podemos citar 7 componentes da Educomunicação:
Þ    Ecossistema educativo: ambiente onde há comunicação. Fazem parte desse ecossistema o alunos, a professora, a direção e a família, ou seja, todos devem fazer parte do ecossistema. Objetivo: promover a interação.
Þ    Comunicação dialógica: o diálogo é ator principal da Educomunicação. Todas as partes devem estar envolvidas.
Þ    Planejamento participativo: todos devem participar nas tomadas de decisões.
Þ    Avaliação coletiva: assim como no planejamento, todos também devem participar da avaliação.
Þ    Protagonismo: a atuação de todos os participantes deve ser ativa. Os jovens estão inseridos em uma sociedade com grandes recursos tecnológicos e eles devem aprender a lidar com esses recursos.
Þ    Uso criativo da tecnologia: inovar ao utilizar os recursos tecnológicos.
Þ    Gestão democrática da comunicação: todos devem participar das escolhas.

Educomunicação:
                            “Sonhar com um mundo diferente”


2º encontro (31\08)

Professor: Rogério

        O tema desse encontro foram as tecnologias que podemos utilizar para facilitar a comunicação.
        A desmistificação do uso de alguns programas foi o ponto crucial de nosso encontro. Temos muito receio de usar softwares livres por acharmos que eles são mais difíceis e por isso nossa aula foi muito interessante, pois fomos incentivados a experimentar esses softwares. 
        A sugestão de softwares que podem auxiliar no processo de comunicação também gerou muitas expectativas em todos nós. Após as sugestões, ficamos instigados a experimentar esses programas. A exploração dos recursos que temos em mãos podem nos fazer irmos muito além ao nos comunicar.
        Também foram dadas sugestões de como editar fotos, filmes e de programas para a formatação de jornais, revistas e folders. A edição de vídeos foi o que mais despertou o nosso interesse, já que esse é o tipo de edição que temos dificuldade em trabalhar com filmagens.
        As Charges foram usadas com o objetivo de despertar nossa atenção para determinadas e como sugestão de comunicação através de imagens. Outra sugestão foi aproveitar as fotografias para debater assuntos atuais.
        “A comunicação vai além do digital”, essa frase fomentou nossa reflexão a cerca do nosso conceito de comunicação.

Palavras mágicas: multimídia, interatividade, hiperlink,                                                   autonomia\protagonismo, alcance

3º encontro (14\09)

Professor: Michel

        Um dos pontos debatidos em nosso foi os modelos de comunicação (o pensamento em rede). Para Baran (1964) existem três modelos de comunicação: centralizado, descentralizado e distribuído. Nós apresentamos nossas opiniões sobre como achávamos que era cada modelo e depois o professor nos esclareceu sobre cada um deles. Concluímos que a escola se baseia no modelo centralizado.
        Discutimos sobre o papel das redes sociais e sua influencia em nosso cotidiano. Também discutimos sobre as situações problemas: currículo/cotidiano escolar/temas transversais. Ouvimos a música da Mc Carol (Não foi Cabral) e debatemos sobre forma como repassamos alguns conteúdos.
        Nossa aula prosseguiu com os passos para atingir a finalização das produções. Com a elaboração de um esquema com as palavras chave: visão global, visão local, produção colaborativa, retroalimentação, produção colaborativa.
        Durante o encontro o professor sugeriu várias bibliografias para a ampliação de nosso conhecimento sobre comunicação.
       

4º encontro (28/09)

Momento de colocar a mão na massa.

        As atividades realizadas nesse encontro foram muito aguardadas. Todos esperávamos ansiosos para colocarmos em prática o que aprendemos no decorrer do curso.
        temos realizar atividades como colocar a  “ Foto dentro da foto” exploramos os recursos tecnológicos que tínhamos em mão ( câmeras digitais e celulares). Me chamou atenção a colaboração entre os colegas de turma. Um foi dando dicas aos outros e assim facilitando o nosso trabalho.
        Infelizmente não pude participar do segundo momento, devido a um compromisso com a escola em que trabalho, mas pude perceber através do relato de minhas colegas que foi uma grande oportunidade de aprender e experimentar novas experiências com a tecnologia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário